Higienópolis/Pacaembu: conheça em detalhes seus índices demográficos

  • Blog
  • Pacaembu
  • Higienópolis/Pacaembu: conheça em detalhes seus índices demográficos
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 2 de setembro de 2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

São Paulo é uma cidade grande e múltipla. Isso porque dentro dela estão as mais diversas pessoas, espalhadas pelos mais diversos bairros. Dentre eles, estão Higienópolis e Pacaembu, dois dos mais conhecidos e desejados bairros em São Paulo, localizados na Zona Oeste da capital.

Há pessoas que desejam viver por lá, enquanto outras pretendem investir em seus imóveis. Mas, para ambas as circunstâncias, é fundamental conhecer a fundo os números destes bairros. Além disso, entender como vem se dando seu desenvolvimento, critérios socioeconômicos e demográficos também é interessante.

Por isso, reunimos neste texto algumas das principais informações dos bairros Pacaembu e Higienópolis, em conjunto. Dessa forma você vai poder compreender mais sobre a evolução de ambos, níveis de educação, saúde, renda e outros números que fazem deles dois dos principais bairros em São Paulo.

Os dados que você verá a seguir são de pesquisas da Atlas Brasil, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Fundação João Pinheiro, IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e GeoPop Cognatis. Boa leitura!

Higienópolis e Pacaembu: dois dos principais bairros em São Paulo

Vamos começar com o IDHM, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Enquanto os IDHMs da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana são 0,805 e 0,794, respectivamente, o de Higienópolis e Pacaembu é de 0,961. Sendo assim esta UDH (Unidade de Desenvolvimento Humano) apresentou melhora em relação ao índice de 2000, que era de 0,910.

O índice de IDHM é composto pela média três critérios: renda, longevidade e educação. Higienópolis e Pacaembu apresentam 1,000 na Renda, bem como uma Longevidade com índice de 0,949, e pontuação de 0,934 no critério de Educação.

Exceto no critério Renda (que se manteve no máximo), todos os outros apresentaram melhora em contraste com o ano 2000, quando os números eram de 0,893 e 0,845 para Longevidade e Educação, respectivamente.

A seguir, veja os componentes e os números de cada índice.

Ranking

A UDH Higienópolis/Pacaembu se encontra na 6ª posição entre as 2858 estudadas de São Paulo. Contudo, no quesito Renda ela ocupa o 1º lugar.

Abaixo você pode ver a tabela que compara os números da UDH com o município e sua região metropolitana.

A partir destes números fica evidente que Higienópolis e Pacaembu são terrenos férteis para quem busca a qualidade dos melhores bairros em São Paulo, com alto padrão de vida. Além disso, a região também é interessante para investidores. Isso porque ela certamente é objeto de desejo de novos moradores, que buscam viver bem em São Paulo.

População e Saúde

População

De 2000 para 2010 a população dos bairros de Higienópolis e Pacaembu caiu de 30.473 habitantes para 29.381. Enquanto isso, foi mantida a média de 57% de mulheres e 43% de homens.
Ademais, vale ressaltar que a população de São Paulo cresceu 0,76% no mesmo período. Enquanto isso, sua região metropolitana aumentou o número de habitantes em quase 1% e o Brasil em 1,17%.

A estrutura etária entre os períodos se deu da seguinte forma:

Razão de dependência

Percentual da população de menos de 15 anos e da população de 65 anos e mais (população dependente) em relação à população de 15 a 64 anos (população potencialmente ativa).

Taxa de envelhecimento

Razão entre a população de 65 anos ou mais de idade em relação à população total.

Saúde

Semelhantemente a outros índices, os números ligados à saúde na região também apresentaram melhoras. Veja abaixo a tabela que compara os anos de 2000 e 2010.

Educação

Os níveis de educação de Higienópolis e Pacaembu são, sem dúvida, parte da chancela de ambos como dois dos melhores bairros de São Paulo.
Na região, a porcentagem de crianças de 5 a 6 anos na escola em 2010 foi de 100%. Neste mesmo ano a proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental é de 91,19%. Enquanto isso, 93,47% dos jovens entre 15 e 17 anos possuem ensino fundamental completo. Por fim, a proporção de jovens de 18 a 20 anos com ensino médio completo é de 92,54%. De acordo com os estudos, todos estes números superam os índices da cidade de São Paulo e do Brasil.

Chefes de família

Segundo estudo da Cognatis, na região de Higienópolis/Pacaembu 60% dos chefes de família possuem ensino superior completo. Além disso, sua média de tempo de estudos está por volta de 15,27 anos. Segundo a Unesco, este nível de estudos colocaria os bairros na classificação de Very High Human Development (Altíssimo Desenvolvimento Humano).

Renda

Os bairros de Higienópolis e Pacaembu possuem uma excelente renda per capita. Aliás, ela subiu consideravelmente de 2000 para 2010.

Veja abaixo os números.

Trabalho

Mais de 60% da população com 18 anos ou mais é economicamente ativa e ocupada, ou seja, está em atividade. Por outro lado, 3,2% é ativa desocupada. Enquanto isso, cerca de 34% dos moradores dos bairros com 18 anos ou mais são economicamente inativos.

A maior parte da população demora entre 5 e 30 minutos para chegar no trabalho, enquanto a média da UDH é de cerca de 38 minutos.

Higienópolis e Pacaembu apresentam um alto número de estabelecimentos comercias, hospitais, empresas e escritórios. A maior parte destes estabelecimentos está, de fato, voltada para os serviços.

Habitação

Os bairros de São Paulo são bastante verticalizados, bem como Higienópolis e Pacaembu. Na região, a proporção entre casas e apartamentos é de 13% e 86%, respectivamente.

Além disso, o bairro apresenta condições perfeitas para moradia, como você pode ver na tabela abaixo.

Os melhores bairros em São Paulo

A busca por bons imóveis em bons bairros é cada vez maior, posto que estamos cada vez mais exigentes, buscando consumir produtos e serviços de mais qualidade. Na questão da habitação não é diferente. Isso porque não só de “um lugar para morar” que vive a busca por este tipo de imóvel e bairro. O investimento em imóveis é uma forma interessante de ampliar o patrimônio, e seu sucesso está diretamente ligado aos números de cada região.

Portanto, a partir de todas as informações que você viu no texto de hoje, fica comprovada a alcunha, tanto de Higienópolis quanto do Pacaembu, de dois dos principais bairros de São Paulo. Dessa forma, com tantos atrativos, a ideia de morar por lá e/ou investir em seus imóveis se tornam muito consideráveis.

E para que você possa conhecer os melhores bairros em São Paulo e suas melhores opções de imóveis existe a Kasacor Imóveis. A imobiliária conta com um portfólio que contempla Higienópolis, Pacaembu, Santa Cecília, Perdizes e Jardins. Desse modo, seja qual for seu intuito, teremos excelentes opções de negócios!

Quer conhecer mais sobre o universo dos investimentos em imóveis? Então continue no nosso blog e acesse agora o texto “Investimento em imóvel: quando ele é um bom negócio?