Higienópolis: um dos melhores bairros para viver na cidade de São Paulo

  • Blog
  • Higienópolis
  • Higienópolis: um dos melhores bairros para viver na cidade de São Paulo
cidade de São Paulo
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 17 de agosto de 2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Conheça mais sobre a história desse bairro e veja porque ele é um dos melhores da cidade de São Paulo

São Paulo é uma cidade gigante, reconhecida no mundo todo. A maior cidade do Brasil não só é grande em tamanho, mas também em possibilidades e diversidade.

Muitos brasileiros se mudam para São Paulo para viver tudo o que ela pode oferecer. No entanto, alguns bairros da cidade se destacam frente a outros, como é o caso de Higienópolis.

Com uma história rica, atualmente o local é sinônimo de vida boa, com segurança, entretenimento, uma arquitetura requintada, muito verde e conforto.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a história do bairro, os arquitetos de seus principais prédios e ver porque, ao se mudar para a cidade de São Paulo, Higienópolis deve estar na sua lista de opções.

Higienópolis: um bairro histórico na cidade de São Paulo

A história do tradicional bairro de Higienópolis começou no final do século 19. Foi quando os empresários alemães Martinho Bouchard e Victor Nothmann, que lançaram um loteamento de alto padrão para a nova elite paulistana.

Neste período algumas obras já integravam a região de Higienópolis, antes mesmo do bairro existir. Em 1892, por exemplo, foi inaugurado o Viaduto do Chá.

Na mesma época, o êxodo rural e o Ciclo do Café ajudaram no crescimento da cidade. Foi quando os empresários alemães decidiram comprar uma das chácaras e criar, em 1893, o Boulevard Bouchard, primeiro nome do bairro.
O loteamento foi dividido em duas fases, Higienópolis 1 e Higienópolis 2, e possuía lotes de 700 m² a 1.000 m².

Na etapa dos altos de Santa Cecília, a primeira delas, as vias receberam os nomes de três integrantes da aristocracia local.
Os três nomes era de filhas de ricos barões: Maria Angélica de Sousa, filha do barão de Sousa Queirós, Maria Antônia da Silva Ramos, filha do barão de Antonina, e Veridiana da Silva Prado, filha do barão de Iguape. As vias são, respectivamente, a Avenida Angélica, Rua Maria Antônia e Rua Dona Veridiana.

Preocupação com infraestrutura desde o século XIX 

O Boulevard foi lançado em 1895 e se destacou por ser o primeiro bairro a levar saneamento e a higiene doméstica às casas. Assim ele contava com encanamento de esgoto e fornecimento de água. Foi daí veio o nome: Higienópolis.

Como os lotes estavam em uma parte alta de São Paulo e longe dos córregos e rios, afastava o risco de alagamentos e surtos de malária e tifo, por exemplo.

O início da verticalização de Higienópolis

Logo que foi lançada, a área foi ocupada pela aristocracia do café, fazendeiros, empresários, comerciantes e profissionais liberais que começaram a erguer seus palacetes.

No início do século 20, porém, a epidemia de febre amarela assolou a cidade de Campinas, importante palco dos barões de café.
Dessa forma, pelo menos 75% da população deixou a cidade para fugir da doença e muitos foram a São Paulo para viver. Importantes empresários escolheram Higienópolis como lar.

A crise de 1929 e a Revolução de 1932 mudaram o estilo de vida de alguns desses aristocratas, e foi assim que começou o processo de verticalização do bairro.

Os principais arquitetos

Assim, em função da verticalização do bairro, os primeiros prédios também foram pensados para seus moradores, predominantemente de classes altas. Eles eram sempre espaçosos e com arquitetura diferenciada, mais moderna.

Até hoje a região conta com palacetes, que pertenciam aos barões de café, vizinhos de construções modernistas, e agora são museus. Vale lembrar que houve uma grande mistura de estilos nas construções do bairro. São prédios neoclássicos, florentinos, neocoloniais e de diversos outros padrões arquitetônicos.

cidade de São Paulo

Edifício Louveira

Uma obra de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Sobretudo ele é um dos principais edifícios da região e um dos mais emblemáticos exemplares de arquitetura moderna de Higienópolis. Isso porque foi um dos precursores no modelo vertical.
Ele chama atenção pelas cores laranja e vermelho. Além disso, não tem muros nem grades e seu jardim é a Praça Vilaboim.

Edifício Santo André

Na esquina da Rua Piauí com a Avenida Angélica, nasceu o Edifício Santo André, em frente ao Parque Buenos Aires. Foi construído pelo engenheiro Francisco Matarazzo e projetado por Jacques Pilon, um importante arquiteto francês. O prédio já contou com moradores e moradoras ilustres, como a artista Tarsila do Amaral.

Edifício Bretagne

O Edifício Bretagne tem 173 apartamentos e sempre chamou a atenção pelo pé-direito alto. Ele possui 3 metros de altura, algo incomum em prédios desse estilo. Sendo assim, o edifício é um dos responsáveis pelo charme da Avenida Higienópolis. Foi projetado por João Artacho Jurado para ser um prédio-clube, um dos primeiros edifícios com o conceito condomínio. Ele foi feito em formato de “L” e se destaca pela variedade de materiais e cores que nele foram utilizadas.

Edifício Lausanne

O Edifício Lausanne chama a atenção de quem circula pelo bairro. Apesar disso, não é só pelas características da arquitetura moderna que possui. Suas venezianas coloridas são o destaque do prédio de Franz Heep. Em 1958, portanto, já se havia uma preocupação com essa estética diferenciada.

Higienópolis hoje

Toda a preocupação dos moradores de Higienópolis antigamente de fazer com o que o bairro crescesse com infraestrutura acabou dando resultados. Hoje, o bairro é um dos mais completos da cidade de São Paulo, nos mais diversos aspectos.

Educação

Na educação, Higienópolis oferece opções tanto para o ensino básico quanto para o superior. Colégios como o Rio Branco e o Mackenzie nasceram por lá, e promovem ensino bilíngue de qualidade. E, além dos colégios, faculdades como a FAAP e Mackenzie garantem os cursos de ensino superior.

Segurança

Quando o assunto é segurança Higienópolis também dá exemplo.
A cidade de São Paulo é considerada perigosa por muitas pessoas, mas Higienópolis se mostra uma exceção. Além de ser um bairro tranquilo, ele faz parte de programas como o City Câmeras e o Higienópolis Segura, garantindo maior conforto e proteção aos seus moradores e visitantes.

Infraestrutura e mobilidade

Como já dito, a infraestrutura sempre foi uma preocupação dos moradores do bairro de Higienópolis.
O bairro conta com diversos comércios, e um dos maiores shoppings da cidade de São Paulo, o Shopping Pátio Higienópolis. Além disso, também tem diversas opções de transporte público, tanto metrô quanto ônibus.

Além disso, a localização de Higienópolis também se vale como um diferencial, facilitando o acesso a outras regiões da capital paulista àqueles que preferem se deslocar com veículo particular.

Mais natureza e áreas verdes 

Para equilibrar de forma perfeita todos os benefícios urbanos que Higienópolis oferece, o bairro também conta com ruas arborizadas, parques e praças. Sendo assim, o local se torna amigável às pessoas que gostam de estar em contato com a natureza.

Quebrando outro paradigma da cidade de São Paulo, o de “cidade cinza”, Higienópolis conta com o Parque Buenos Aires e a Praça Vilaboim.

O parque é extenso, tem pista para caminhadas e academia ao ar livre. Enquanto isso, a praça fica perto das faculdades, estando sempre movimentada.

Quer saber mais sobre Higienópolis? Acesse agora o nosso guia gastronômico do bairro!