Pacaembu: tudo o que você precisa saber sobre o bairro

  • Blog
  • Pacaembu
  • Pacaembu: tudo o que você precisa saber sobre o bairro
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 2 de setembro de 2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

São Paulo é uma cidade ultra conhecida e, dentro dela, alguns bairros também se destacam e ganham sua fama Brasil à fora. E, sem dúvida, o bairro do Pacaembu é um deles.

Reduto de muita tradição e oportunidades, o Pacaembu guarda em seu interior grandes histórias, bem como construções histórias e uma qualidade de vida excelente para quem tem o desejo de viver bem na cidade de São Paulo.

Atualmente, o bairro equilibra com maestria as inovações e modernizações pelas quais o mundo passa, sem deixar de lado toda a sua essência.

No texto de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o bairro, sua história, algumas curiosidades e suas oportunidades.

Boa leitura!

A história do bairro Pacaembu

Diversas tribos indígenas iam até as margens do rio Paã-nga-he-nb-bu para descansar. Em função da facilidade com que a região se alagava, o povo local passou a chamá-la de “terras alagadas”, em tupi-guarani: Pacaembu.
Antes um ponto de passagem, hoje o local representa um dos bairros mais valorizados e desejados da cidade de São Paulo.

No entanto, há quem diga que o nome tem sua origem do “rio dos pacamãos” ou “córrego das pacas”. Em meados do século XVII os primeiros “homens brancos” apareceram pela região, liderados pelos jesuítas.

A partir disso, os jesuítas dividiram as terras da região. Desse modo, a subdivisão dos terrenos deu origem ao Pacaembu de Cima, Pacaembu do Meio e Pacaembu de Baixo. Atualmente, essa subdivisão corresponde aos bairros de Higienópolis, ao próprio Pacaembu e Perdizes, respectivamente.

No entanto, não foi esse o momento em que o bairro se considerou urbanizado. Esse processo teve início apenas no início do século XX, por volta de 1911. Foi quando a City Of São Paulo & Freehold Limited comprou o “lote” da região. Em seguida, ela o transformou em um dos “bairros-jardins” de São Paulo. Desse modo, em 1925, a empresa fundou oficialmente o bairro do Pacaembu.

O primeiro marco da fundação do bairro foi a canalização do grande ribeirão do Pacaembu. A partir dela deu-se origem a atual Avenida Pacaembu. Em seguida, surgiu a ideia de criar um complexo esportivo para São Paulo, um grande desafio. Neste momento surgiu um dos mais famosos estádios do Brasil, o Paulo Machado de Carvalho, popular Pacaembu.

Para a sua construção a Companhia City doou o terreno ao Governo do Estado, na década de 1920. Ele foi, posteriormente, passado à Prefeitura. Na década de 1930, começaram as obras. Ele foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940.

Bairro horizontal

Diferente de grande parte da cidade de São Paulo, que é verticalizada, a maioria das residências do bairro é composta por casas. Ou seja, a região é bastante horizontalizada, o que acaba resultando em, dentre outras coisas, uma baixa densidade populacional.

Desde seu projeto inicial, que, inclusive, foi barrado pela Câmara Municipal a princípio, a ideia era de um bairro de grandes terrenos, com áreas ajardinadas. E esse objetivo foi alcançado.

Essa característica atraiu ricos comerciantes, industriais e barões de café, que foram os responsáveis pela construção das primeiras mansões da região.

Até hoje, o Pacaembu é o lar das classes média-alta e alta. Ele oferece uma qualidade de vida excelente aos seus moradores, com excelentes opções de lazer e muita cultura.

Cuidado constante com o bairro

Um dos pontos mais interessantes do Pacaembu é a união de seus moradores em prol do bairro. Ao longo do tempo criaram-se grupos responsáveis por defender os interesses e a preservação do bairro. São a Associação Viva Pacaembu por São Paulo e a Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis. Elas já lutaram contra mudanças na resolução do tombamento histórico do bairro e a verticalização da região, bem como outras situações que mudariam a rotina e as principais características do Pacaembu.

Atrativos culturais

Hoje o Pacaembu é um dos bairros mais nobres, importantes e charmosos da capital paulista. Ele apresenta diversas opções de cultura e lazer. São vários os centros culturais, como a Casa Modernista da Rua Itápolis, o Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

O bairro é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Isso o preserva com imensa arborização e grande área ajardinada nas ruas e praças, além de os prédios não sofrerem modificações em suas estruturas e visuais.

Imóveis no Pacaembu

Por se tratar de um bairro que concentra pessoas das classes média-alta e alta, seus imóveis possuem um alto padrão.

Como dito anteriormente, grande parte dos seus imóveis são casas, mas também existem apartamentos na região. São imóveis amplos, muitas vezes sobrados, com jardins e bastante espaço ao redor.

Os apartamentos também são bem confortáveis e espaçosos e, além disso, estão em prédios de arquitetura única, com infraestrutura completa.

Investimentos

Fatores como o alto padrão do bairro e a união de seus moradores fazem do Pacaembu um bairro valorizado. Sua infraestrutura é completa, com comércio, diversas opções de lazer e um ambiente consideravelmente arborizado.

Desse modo, além de uma bela opção para se viver, ele também se torna terreno fértil para quem busca investir em imóveis!

Os arredores do Pacaembu

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, o bairro está cercado de outros bairros reconhecidos de São Paulo, como Higienópolis e Perdizes. Sendo assim, seus moradores conseguem ter uma extensão da qualidade de vida, com fácil acesso a diversas novas possibilidades. Isso porque, nestes bairros, estão localizadas escolas, shoppings, teatros, restaurantes, hospitais e muito mais.

São Paulo é, sem dúvida, uma cidade de oportunidades. Portanto, podemos dizer que quem mora no bairro do Pacaembu, tem acesso às melhores delas.

A Kasacor Imóveis

Está procurando um imóvel em bairros como Higienópolis, Perdizes, Jardins, Santa Cecília e o próprio Pacaembu? Então conte com a gente! Seja para alugar, comprar para morar ou como um investimento, a Kasacor Imóveis é especialista em imóveis de alto padrão, nos melhores bairros de SP.

Então visite o nosso site para conhecer os imóveis disponíveis e, quando quiser, entre em contato conosco!