Conheça os arquitetos dos imóveis de Higienópolis

Arquitetos Higienópolis
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 13 de abril de 2018 | Tempo de leitura: 3 minutos

Existem muitos prédios antigos pelo bairro, que são verdadeiras obras de arte!

É inevitável notar a beleza dos projetos que arquitetos trouxeram à Higienópolis. Quando andamos pelas ruas desse bairro, podemos observar obras arquitetônicas presentes ali, que marcam nosso repertório.

Mas, logo vem as perguntas: quem foram os arquitetos responsáveis por tanta beleza e complexidade? Quais histórias esses projetos carregam?

Listamos alguns dos principais projetos desse bairro e contamos um pouco do desenvolvimento de cada um, para você conhecer quem foram os arquitetos das obras de Higienópolis.

A história, antes dos arquitetos dominarem Higienópolis

Higienópolis nasceu no final do século 19 e originou-se de um grande loteamento, que pertencia à Martinho Bouchard e Victor Nothmann, dois empresários alemães. A principal intenção desse investimento, era atrair a nova elite paulistana, com projeto de alto padrão.

Além disso, a história conta que, em 1895, o local recebeu o nome de Boulevard Bouchard, em homenagem à Martiho Bouchard. Mas, o nome mudou após isso, por ter sido o primeiro bairro a investir em saneamento básico e higiene doméstica, da cidade de São Paulo.

A partir da infraestrutura inicial de água, esgoto, iluminação e serviços de transporte público, os lotes também eram grandes, a fim de atrair o público-alvo: as elites do café.

Assim, quando começou a verticalização do bairro, os primeiros prédios também foram pensados para esses moradores. Além disso, eram sempre espaçosos e com arquitetura diferenciada, mais moderna.

Por causa desse início estratégico, seguido dos novos projetos, a região conta com palacetes, pertencentes aos barões de café, vizinhos de construções modernistas. Os mais novos, projetados por arquitetos, para Higienópolis.

Por isso, o bairro ostenta prédios neoclássicos, florentinos, neocoloniais, entre muitos outros padrões arquitetônicos. Conheça alguns edifícios abaixo:

Edifício Louveira

O primeiro prédio construído em Higienópolis, foi o Edifício Louveira, assinado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi.

Portanto, ele é um dos principais edifícios da região e um dos mais emblemáticos exemplares de arquitetura moderna de Higienópolis. Já que foi um dos precursores no modelo vertical.

Para identificá-lo, lembre-se de observar muito bem as cores, pois essa obra é laranja e vermelha. Além disso, podemos sonhar, com a estrutura sem muros e grades, e um dos jardins externos mais bonitos que você encontra por aqui: a Praça Vilaboim.

Edifício Santo André

Localizado na esquina da Rua Piauí com a tradicional Avenida Angélica, o Edifício Santo André, está em frente ao Parque Buenos Aires.

Quando passar por ele novamente, lembre-se: esse é segundo prédio de Higienópolis, construído pelo engenheiro Francisco Matarazzo Neto e projetado por Jacques Pilon, um importante arquiteto francês.

O artista John Graz foi responsável pelo painel em alto relevo do hall de entrada, que ajudou com o título de edifício mais elegante da época. Além disso, uma das moradoras mais ilustres foi a artista Tarsila do Amaral.

Edifício Bretagne

O Edifício Bretagne tem 173 apartamentos e sempre chamou a atenção pelo pé-direito alto. Sendo ele de 3 metros de altura, algo incomum em prédios desse estilo. Certamente você perceberá que é um dos edifícios que agregam charme à Avenida Higienópolis.

O projeto foi assinado por João Artacho Jurado, para ser um prédio-clube. Um dos primeiros edifícios com o conceito condomínio. Feito em formato de “L”, se destaca pela variedade de materiais e cores que nele foram utilizadas.

Edifício Lausanne

Essa obra arquitetônica é notável. Linda, você perceberá sua beleza de longe, ao circular pelo bairro e se deparar com o Edifício Lausanne.

Além disso, não são só as características da arquitetura moderna que chamarão sua atenção. Suas venezianas coloridas são o destaque do prédio de Franz Heep, que teve sua obra finalizada em 1958.

Nessa época, já se preocupava com essa estética diferenciada. O edifício faz parte de uma série de projetos de Heep, que eram destinados à habitação coletiva para a classe média e mais alta.

Edifício Santa Amália

Localizado na Rua Piauí, tem como vizinho o lindo Parque Buenos Aires.

Uma das principais curiosidades desse projeto, é que, os andares mais baixos tem 2 apartamentos, com metragem de 150m² a 180m² cada. Enquanto que, nos andares mais altos, há um único apartamento de 250m².

Além disso, a garagem fica nos fundos do edifício, que foi construído pelos arquitetos Francisco Matarazzo Neto e Lucjan Korngold.

Portanto, saiba: Higienópolis é um bairro com uma riqueza arquitetônica muito vasta. Em uma breve caminhada pelas ruas, observando essas e outras obras, começamos a conhecer as diversas características peculiares, que marcam o local.

Os arquitetos agregaram à Higienópolis, muita beleza, através de seus olhares artísticos e profundos.

E graças a isso, hoje temos uma variedade de projetos, que agradam à qualquer morador e visitante, desde o mais clássico, ao mais contemporâneo.

Agora imagine morar por aqui! Estamos prontos para atender você. Somos especialistas em imóveis localizados em Higienópolis e atendemos de forma personalizada. Acesse nosso site e agende uma reunião.