As escolas mais renomadas de Higienópolis

Escolas Higienópolis
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 13 de abril de 2018 | Tempo de leitura: 2 minutos

Higienópolis é um bairro muito bem planejado e, desde seu início, no final do século 19, importantes construções fizeram dele uma região quase autônoma.

Seus moradores não precisam sair do bairro para praticamente nada, nem mesmo para encontrar uma educação de qualidade, seja na educação básica ou no ensino superior, cursos específicos, pós-graduações etc.
É em Higienópolis que estão algumas das escolas mais tradicionais da capital paulista e importantes faculdades, como o Colégio Rio Branco, Colégio e Universidade Mackzenzie e a Faap.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie nasceu no bairro, em 1952, quando o número de universidades no Brasil não chegava nem a 20 – em São Paulo, havia somente duas.
A história da Mackenzie, porém, começou em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos Mary Annesley e George Chamberlain criou a Escola Americana, referência na capital.
Em poucos anos, nascia o Mackenzie College e seus primeiros cursos superiores, de Filosofia, de Comércio e de Engenharia. Na década de 1950, eram cinco faculdades no grupo, que deram origem à Universidade Mackenzie.

Com pouco mais de 70 anos de história, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) surgiu bem próximo ao estádio do Pacaembu. A universidade nasceu pela realização do pedido deixado no testamento do empresário que dá nome à instituição.
Quando morreu, em 1947, seu desejo era de que suas propriedades fossem vendidas para a construção de uma escola de artes e um museu, e assim foi feito.
A Faap foi a primeira faculdade com um curso superior em Design, e também tem o principal desejo de seu idealizador, o Museu de Artes Brasileira, que conta com um acervo de mais de 3 mil obras.

Índice de conteúdo

Artes

Os moradores de Higienópolis também veem em suas ruas mais três escolas de artes, dentre as mais renomadas do país.
O Instituto Europeu de Design (IED) ministra cursos de extensão, graduação e pós-graduação em design – de interiores, moda, joias e outros.

Para quem quer aprender sobre design e desenhos, também há a opção da Escola Panamericana.
Já a Academia Internacional de Cinema (AIC), tem cursos de formação profissional e livres voltados para o cinema – em atuação, direção, roteiro, edição e o que mais for necessário para o segmento.

Ensino básico

O Colégio Rio Branco é um dos nomes mais conhecidos no ensino básico do Brasil. Foi fundado na década de 1920 pelo professor Savério Cristóforo, que dava aulas e, pela demanda, acabou abrindo um curso preparatório ao exame de admissão – necessário para ingressar à escola na época.
Com o tempo, o curso mudou de local e passou a se chamar Instituto Rio Branco, depois para Liceu Nacional Rio Branco. Em 1945, o colégio ganhou o atual nome.

Com a mesma história de sua universidade, o Colégio Mackenzie também se criou em Higienópolis. Em seus primórdios, Mary Annesley acolhia, em sua sala de jantar, todas as crianças que vinham até ela, independente de etnia, classe social e religião.
A atitude era revolucionária na época e resultou em um dos maiores colégios do Brasil.

Quer ficar próximo das melhores faculdades e ver seus filhos nas melhores escolas? Nós da Kasacor Imóveis podemos te ajudar a encontrar seu novo lar em Higienópolis.