A valorização de imóveis com o uso da energia solar

KASACOR IMÓVEIS - energia solar
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 6 de outubro de 2021 | Tempo de leitura: 3 minutos

A sustentabilidade é um dos temas que estão em alta hoje em dia. As pessoas vêm se preocupando cada vez mais com a sua forma de consumo e com a cadeia de produção dos materiais que utilizam. Esta discussão também envolve as fontes de energia, afinal, quem deseja uma vida sustentável busca energias limpas em suas residências. Entre elas, destacamos o uso da energia solar.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em uma pesquisa recente realizada em setembro de 2020, o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados a rede. E os consumidores residenciais estão na liderança, representando 72,5% do total.

Se você está pensando em instalar painéis solares em sua casa significa que está por dentro das vantagens do uso da energia solar. Apontamos um motivo importante que está relacionado com o uso de energia captada pelo sol: os painéis solares farão sua casa valer mais!

KASACOR IMÓVEIS - painéis solares residencial

A tendência é que os compradores prefiram pagar mais por uma casa que os ajude a economizar no futuro. É um tipo de investimento que vale a pena, no caso de um dia optar por colocar a sua casa à venda.

Além de ser uma grande vantagem para quem compra, a instalação de um painel solar oferece um argumento de venda difícil de superar e que é muito utilizado pelas corretoras de imóveis: o de “compre e economize“.

Existem muitas outras vantagens para quem faz uso da energia solar residencial:

– a energia solar é sustentável e renovável;

– elimina emissão de CO2;

– o espaço útil não é comprometido, já que as placas ficam geralmente nos telhados;

– a modulação do sistema permite a adição de mais placas solares se for preciso aumentar a geração de energia elétrica;

– redução de gastos com energia elétrica;

– baixa manutenção;

– o sistema é silencioso, não incomodando os moradores nem os vizinhos;

Energia Solar em apartamentos e prédios

Com a difusão da tecnologia das placas fotovoltaicas é possível instalar esse tipo de gerador de energia mesmo em prédios residenciais. Normalmente, os painéis são instalados nos tetos dos edifícios, por terem mais espaço e por terem uma maior incidência de luz solar. O ideal é que você possua uma área totalmente livre de sombras, mas é válido lembrar que mesmo com períodos de sombreamento a produção de energia elétrica por meio da energia solar também ocorre.

KASACOR IMÓVEIS - energia solar prédios residenciais

Mesmo que os painéis precisem estar instalados no telhado, é possível direcionar a fabricação de energia apenas para um ou mais apartamentos, ou o prédio todo. Depende apenas da potência instalada. Lembrando que de acordo com a concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o sistema de créditos por produção de energia elétrica pode ser compartilhado entre diversos membros de um edifício.

No momento de sua construção, os novos empreendimentos podem integrar os painéis como parte da sua arquitetura, unindo a beleza e a sensação de modernidade com a praticidade e economia da energia solar. Um bom projeto de energia solar requer uma manutenção mínima, apenas as limpezas de rotina e as averiguações anuais.

A flexibilidade das placas solares permite facilmente a instalação do sistema fotovoltaico mesmo em imóveis alugados. Pelo fato de ser instalado e removido com certa facilidade, não há problemas em implementar o sistema fotovoltaico em um imóvel alugado. O importante é que o procedimento seja acordado entre o locador e o locatário. Depois da instalação do sistema, se você tiver a intenção de se mudar, é possível remover as placas e o inversor.

KASACOR IMÓVEIS - energia solar apartamentos

Ao instalar energia solar na sua residência, você supre 100% da necessidade energética do imóvel, economiza até 95% na sua conta de luz, valoriza seu imóvel e ainda pode reduzir a conta de energia de outros imóveis que também estejam no seu nome.