A história e o presente do bairro Pacaembu

bairro do Pacaembu
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 17 de abril de 2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça mais sobre este charmoso bairro da Zona Oeste de São Paulo, o bairro do Pacaembu.

A cidade de São Paulo é conhecida mundialmente por seu tamanho, pelo número de habitantes e por toda a sua diversidade. Dessa forma, é impossível negar que a capital paulista não seja uma das principais cidades do país.
Com mais de 12 milhões de habitantes e uma área urbana de aproximadamente 11.698 km², São Paulo é composto por diversos bairros icônicos.
Dividido entre as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, o município acaba sendo representado de diversas formas. Desse modo, alguns bairros ganham mais destaque. Seja por conta de sua infraestrutura ou de sua história.
A Zona Oeste de São Paulo, uma das mais conhecidas da cidade, é berço de locais históricos, e que hoje oferecem conforto e boa qualidade de vida aos seus moradores.
E como um de seus principais, podemos citar o bairro do Pacaembu.

Hoje, te apresentaremos algumas curiosidades sobre um dos mais famosos e tradicionais bairros de São Paulo. Você poderá conhecer mais sobre a sua história e sobre como o bairro se encontra hoje. Além disso, você poderá ver um pouco mais sobre as atividades do bairro e suas atrações. Como por exemplo, algumas de suas opções gastronômicas, culturais e como encontrar as melhores opções para se tornar parte da vizinhança.

A história do Pacaembu

O bairro do Pacaembu surgiu há muito tempo atrás. Sua história começou no século XVI com a doação da Sesmaria do Pacaembu de Martim Afonso de Sousa para os jesuítas. Eles a dividiram em Pacaembu de Cima, Pacaembu do Meio e Pacaembu de Baixo.
À época, os religiosos começaram a catequizar os índios que viviam na região, estabelecendo-se nas aldeias das redondezas. Uma destas aldeias localizava-se próxima de um riacho, chamado pelos índios de paã-nga-he-nb-bu. Ou seja, Pacaembu em português. Na língua indígena tupi-guarani, a palavra significa “atoleiro” ou “terras alagadas”.

Pacaembu hoje

Um dos bairros mais valorizados da capital Paulista, o Pacaembu é o lar de habitantes de classe média-alta e alta. Classificado como Zona de Valor A pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o bairro se une a outros como Higienópolis, Moema e Jardim América como um dos melhores locais para se viver em São Paulo.
O bairro do Pacaembu é bastante reconhecido pela união de seus moradores, que contam com associações como a Associação Viva Pacaembu por São Paulo e Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis. Através delas os moradores discutem e interferem em mudanças e melhorias, permitindo avanços e melhorias para toda a comunidade.

Opções para se divertir

Riquíssimo culturalmente, o Pacaembu conta com opções de lazer para todos os gostos e idades. Um dos seus principais atrativos é o estádio Paulo Machado de Carvalho, também conhecido como Pacaembu.
Além de sediar jogos importantes dos principais clubes de São Paulo e do Brasil, o estádio também conta com o Museu do Futebol. Um prato cheio para os amantes do esporte.
Outras opções culturais são a Casa Modernista da rua Itápolis, a FAAP, que conta com o Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Buarque de Holanda, que valorizam as obras e cultura nacionais.

bairro do Pacaembu

Opções gastronômicas

Com relação as opções de restaurantes, o Pacaembu oferece variedade e excelentes opções para todos os gostos. Dessa forma, é possível experimentar diversos tipos de culinárias e sabores, tudo no mesmo bairro.
O bairro conta com o restaurante Baião, especialista em comidas nordestinas. Além disso, para quem gosta de massas, o Pacaembu oferece opções como o Abruzzi e a Casa das Massas.
Quem gosta de comida japonesa também pode comer sem sair do bairro do Pacaembu, no restaurante Honkê, por exemplo.

Infraestrutura no bairro do Pacaembu

Com fácil acesso a outras regiões de São Paulo e comércios e serviços de alto nível, o Pacaembu é o local ideal para quem busca viver bem em em São Paulo. Entre os estabelecimentos estão pet shops, farmácias, lavanderias, hospitais e muito mais.
Com grande parte de seus habitantes pertencendo a classes sociais mais altas, todos os arredores do bairro se adaptaram para o nível de exigência dos moradores.
Atualmente, o Pacaembu conta com comércios que vendem dos produtos mais populares aos mais sofisticados. Dessa forma, é possível suprir todas as necessidades de forma fácil e prática, dentro do próprio bairro.
Além disso, o bairro é arborizado e permite com que muitas das atividades locais sejam feitas a pé. Assim, ele se torna também uma boa opção para aqueles que cogitam viver com mais saúde e natureza.

Uma possibilidade de investimento

Existem formas diversas de investir, no entanto, uma das mais conhecidas é o investimento em imóveis. Alavancado pela instabilidade do mercado financeiro nos últimos tempo, este tipo de investimento demonstrou grande solidez e segurança.
São Paulo é uma cidade com diversas possibilidades para quem busca fazer negócios com imóveis. Nela, alguns bairros têm grande notoriedade, como é o caso do Pacaembu.
Mesmo já estando entre uma das regiões mais valorizadas e completas de São Paulo, o bairro continua crescendo e se desenvolvendo. A partir de novos empreendimentos que são construídos no bairro, suas possibilidades se expandem ainda mais e as opções para quem buscar investir em um imóvel na região também aumentam.

Imóveis no Pacaembu

Pacaembu é um bairro conceituado em São Paulo. Portanto, os imóveis à disposição por lá costumam ser de um padrão elevado.
Os apartamentos em Pacaembu, por exemplo, são espaçosos e completos, e costumam localizar-se em condomínios seguros e de boa infraestrutura.
A arquitetura no bairro também é bastante conceituada, além de ter se modernizado. Isso porque o foco do bairro sempre esteve voltado à atração de pessoas de classe social mais elevada.

A Kasacor Imóveis 

Oriunda da união de mais de 15 anos de experiência de corretores especialistas na cidade de São Paulo, a Kasacor Imóveis trabalha hoje com a cobertura dos principais bairros da capital paulista.
São os melhores imóveis, entre apartamentos e casas, em bairros como Higienópolis, Santa Cecília, Pacaembu, Perdizes e Jardins.
Seja para alugar ou comprar, a Kasacor Imóveis possui os profissionais adequados para te ajudar a alcançar seus objetivos.
Então, se você se encantou pelo bairro do Pacaembu e deseja conhecer opções de apartamentos por lá, seja para morar ou investir, conte conosco!
Acesse o nosso site para entrar em contato conosco! Estamos prontos para te atender da melhor maneira!