Centro histórico é roteiro turístico em São Paulo

  • Blog
  • Turismo
  • Centro histórico é roteiro turístico em São Paulo
CENTRO DE SÃO PAULO- KASACOR IMÓVEIS
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 9 de dezembro de 2021 | Tempo de leitura: 2 minutos

 A cidade de São Paulo é representada pela riqueza de seus edifícios, espalhados por toda sua extensão. A arquitetura do centro histórico é roteiro turístico em São Paulo e demostra até hoje como o desenvolvimento transcorreu durante o tempo. O trajeto reúne representantes dos diversos estilos desenvolvidos na cidade durante sua história – com destaque para obras de arquitetos renomados – e apresenta ainda ligações com fatos e personagens históricos.

Com seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções, manifestações concretas das transformações pelas quais passou. Em 1872 tinha pouco mais de 30 mil habitantes e era restrita ao Triângulo Histórico  (o Mosteiro de São Bento, a Igreja de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo) até se converter na atual metrópole com cerca de 12 milhões de habitantes.

Igreja São Francisco de Assis

Do Pateo do Collegio, que nos remete à época da colonização, até o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Altino Arantes, o turista que chega a São Paulo é facilmente atraído pela arquitetura – e um simples passeio pelas ruas paulistanas já lhe garante uma experiência única e fascinante.

Pórtico da Praça do Patriarca

Fazem parte deste roteiro: Mosteiro de São Bento, Edifício Martinelli, Edifício Altino Arantes, Banco de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Edifício Triângulo, Edifício Guinle, Caixa Cultural, Pateo do Collegio, Tribunal de Justiça, Secretaria de Justiça, Solar da Marquesa de Santos, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Palácio da Justiça, Catedral da Sé, Escola de Comércio Álvares Penteado, Faculdade de Direito, Conjunto Franciscano, Edifício Barão de Iguape, Igreja de Santo Antônio, Pórtico da Praça do Patriarca, Edifício Sampaio Moreira, Edifício Matarazzo, Edifício Alexandre Mackenzie e o Theatro Municipal.

Fonte: Prefeitura de São Paulo