A Vila Penteado de Higienópolis

KASACOR IMÓVEIS - SP
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 | Tempo de leitura: 2 minutos

A Vila Penteado de Higienópolis é nome dado à sede da chácara da família do Conde Antônio Álvares Penteado, construída em 1902, no então pacato bairro de Higienópolis, em São Paulo e foi projeto do arquiteto sueco Carlos Ekman.

Cedida à FAU-Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, pelos filhos do conde Penteado, em 1946, a casa é um dos únicos exemplares do estilo art-noveau que resistem na cidade.

Atualmente, a mansão, que tinha sua fachada com vista para a avenida Higienópolis, está cercada de edifícios e sua entrada tornou-se a antiga porta dos fundos, à rua Maranhão.

O projeto da Vila Penteado de Higienópolis é considerado o primeiro edifício art nouveau paulista e seu melhor exemplar, de amplas proporções, a casa possui dois pavimentos além do porão, e ocupava extensa área com seus jardins, quadra de tênis, lago, cocheira e horta. Catorze dormitórios e várias salas, distribuem-se em torno do corpo central, ricamente adornado com materiais importados e pinturas decorativas. Propriedade da família Penteado até 1947, o edifício foi doado à Universidade de São Paulo para sediar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que aí funcionou desde sua criação até 1969, quando passou a situar-se no Campus da USP-Butantã. Atualmente, chamada de FAU-Maranhão, é sede do Departamento de Pós-Graduação da FAU-USP.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Vila Penteado
Localização: R. Maranhão, nº 88 – Higienópolis – São Paulo-SP
Número do Processo: 08638/69
Resolução de Tombamento: Resolução de 27/02/1978
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo, Seção I, 28/02/1978, p. 37
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 117, p. 18, 27/06/1979

CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental Cidade de São Paulo