Casas autossuficientes: A arquitetura sustentável

Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 18 de agosto de 2021 | Tempo de leitura: 4 minutos

Antes de tudo precisamos entender o próprio conceito da sustentabilidade, que é formado por elementos econômicos, ambientais e sociais. A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo em que permite, aos seres humanos e sociedades, soluções ecológicas de desenvolvimento. Então, podemos dizer que a arquitetura sustentável é aquela que busca minimizar os impactos ambientais sendo ecologicamente correta e que promove o desenvolvimento social e cultural, além de ser viável economicamente.

Casas Autossuficientes

A Casa Onda, localizada na cidade de Castro, foi a primeira do Paraná a ser certificada com o Nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Casa, referência nacional para construções residenciais sustentáveis.

As casas autossuficientes são construções que aproveitam a maior parte dos recursos necessários para seu funcionamento, não dependem de fornecedores externos de energia elétrica, água, gás, alimentos ou outros recursos. Além disso, também podem utilizar novas tecnologias que otimizem a edificação como, por exemplo, o uso de energia solar, materiais sustentáveis inovadores, sistemas de automação, internet das coisas, entre outros.

Ventilação

Casa HCL, foi a primeira do Brasil a ganhar o Nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Casa, certificação de referência em construções sustentáveis. Ventilação cruzada e efeito chaminé foram dois pontos pensados para reduzir a climatização artificial.

Para construir casas autossuficientes é importante pensar em todos os itens que possam ajudar você a demandar menos energia elétrica, gerar menos poluentes e, também, menos lixo, ou seja, diminuir a pressão sobre o uso de recursos naturais. Uma das formas de fazer isso é pensando, já na fase do projeto, em casas com conforto térmico.

Como na maior parte do Brasil o clima é quente na maioria do tempo, é conveniente buscar por alternativas de construção que privilegiem a ventilação e ajudem a tornar o ambiente mais fresco, reduzindo a necessidade de uso do ventilador e do ar-condicionado.

Reaproveitamento de água

Casa sustentável: Cisterna

A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada em diversas atividades, especialmente na limpeza doméstica e como alternativa para a descarga dos banheiros, ajudando o planeta.

Para coletar essa água de forma mais racionalizada possível, o melhor é inserir o sistema de recolhimento de água da chuva no projeto de construção da casa. Dessa forma, você vai maximizar o uso desse recurso, dimensionando o reservatório da melhor forma possível, de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Iluminação Solar

Aquas Perma Solar Firma, uma casa dominada por recursos sustentáveis – Austrália

A energia solar é uma alternativa à energia elétrica tradicional das mais eficientes, uma dica inteligente é fazer com que o projeto da casa priorize a entrada da luz solar indireta, aquela que consegue manter o interior do imóvel iluminado, sem necessariamente promover a entrada direta de raios solares – que elevam a temperatura.

Para isso, é fundamental que o seu arquiteto estude a incidência de luz solar sobre o imóvel ao longo de um dia e, também, as variações ao longo do ano, para planejar janelas e também o uso de blocos e tijolos de vidro, que ajudem a diminuir a demanda diurna por iluminação artificial.

A escolha dos materiais

Casa HCL, a residência projetada pelo escritório Elmor Arquitetura foi a primeira do Brasil a ganhar o Nível Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Casa, certificação de referência em construções sustentáveis

É importante também ficar atento à origem do material que vai ser utilizado na sua construção. O ideal é utilizar produtos provenientes de reciclagem ou reaproveitamento de materiais, como cimento feito à base de resíduos e tintas atóxicas, que diminuem decisivamente o impacto ambiental da sua obra. A obra também deve investir em materiais que menos prejudiquem o meio ambiente, como lâmpadas com certificado de eficiência lumínica e madeiras de demolição.

Investimento

Uma casa autossuficiente exige planejamento. Essas soluções podem sair mais caras do que a opção convencional, porém edificações sustentáveis têm maior valor no mercado imobiliário. Muitas pesquisas já mostram que o imóvel que tem um certificado, por exemplo, tem valorização instantânea de 10% no valor do aluguel. Além disso, o custo da manutenção e operação desses edifícios é bem menor.

Sendo assim, seja para construir para uso próprio, para alugar ou para revender, a construção sustentável é um ótimo investimento.