Quais são os benefícios de investir em imóveis

investir em imóveis
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 18 de junho de 2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Investir em imóveis é um dos negócios mais estáveis e confiáveis do mercado financeiro. Ele tem se mantido estável ao longo dos anos graças a sua eficácia e segurança. E diversas razões fazem deste tipo de investimento um bom negócio.

Sem dúvidas, você tem interesse em aumentar seu patrimônio da forma mais segura possível, não? Os imóveis podem ter papel importante no alcance desse objetivo.

Por isso, separamos alguns dos benefícios e algumas dicas sobre o investimento no setor imobiliário.
Então aproveite o conteúdo e entenda melhor como funciona este tipo de investimento.

Investir em imóveis

Cada investimento tem suas particularidades e características. Eles oferecem resultados diferentes, com riscos diferentes, por exemplo. Ao investir em imóveis, o investidor tem a chance de obter lucros com riscos considerados baixos.
Veja a seguir alguns dos principais benefícios do investimento em imóveis.

Segurança

Todo mundo precisa de algum lugar para morar e a grande maioria dos comércios precisa de um lugar para trabalhar. Como, por exemplo, academias, restaurantes, lojas de roupa e diversas outras.
Desse modo, a demanda por imóveis é basicamente sempre garantida, mesmo em períodos de crise. Sendo assim, o investidor tem a segurança de que apenas precisará ajustar as condições de oferta para poder lucrar com o imóvel que possui.

Valorização

Um dos pontos fortes dos imóveis é o potencial de valorização. Quando adquiridos na planta, por exemplo, eles possuem um custo muito menor do que quando estiverem prontos. Por isso, a ideia de comprar terrenos, imóveis na planta ou em construção pode ser excelente para quem visa os lucros.
Além disso, vale ressaltar que os entornos do imóvel também tem impacto direto na sua valorização. Sendo assim, cidades em crescimento tendem a ser um bom local para investir em imóveis.

Renda passiva

Com imóveis alugados, por exemplo, é possível gerar a renda passiva. Ou seja, aquela que não exige trabalho para ser conquistada.
Para garantir ainda mais segurança e tranquilidade, os investidores podem recorrer a imobiliárias, que farão o intermédio entre inquilinos e proprietário, resolvendo problemas e mediando as mais diversas situações.

Diversificação nos investimentos

Como já dito, o investimento em imóveis oferece baixos riscos. Por isso, muitos investidores, inclusive os mais “ousados”, costumam ter em seu portfólio uma parte do dinheiro investida em imóveis.
Dessa forma, os investimentos se tornam mais diversos e os riscos são menores.

Rentabilidade

Um bom investimento é aquele que se paga e ainda garante lucros ao investidor. E, certamente, o investimento em imóveis é um deles.
Um contrato de locação, por exemplo, exige que o locatário se responsabilize por custos como taxas e IPTU. Além disso, eles também garantem segurança aos proprietários, através de seguro-fiança e fiador.
Portanto, além de receber o valor de aluguel mensalmente, o investidor irá se livrar de alguns custos e ter o pagamento garantido através de alguns mecanismos.

investir em imóveis

Os tipos de rentabilidade

Como você acabou de ver, um dos benefícios do investimento em imóveis é a sua rentabilidade. Mas quais são as formas de obte-la? Confira nos itens abaixo!

Aluguel por temporada

A partir do surgimento de conceitos como o do Airbnb, de alugueis por períodos mais curtos, surgiu a possibilidade de disponibilizar o seu imóvel para mais pessoas, por períodos reduzidos.
Ou seja, ao invés de alugar o seu imóvel para alguém morar de fato, a proposta é alugar para quem pretende passar uma temporada em determinado local.
Vale ressaltar que, dependendo da estrutura do seu imóvel, a taxa de ocupação pode se manter sempre alta com rendimentos até maiores do que o do aluguel tradicional.

Aluguel tradicional

A forma com a qual a maior parte de quem deseja investir em imóveis pretende trabalhar. Nela, é fechado um contrato formal, normalmente com intermédio de uma imobiliária, para pessoas que desejam morar no imóvel.
Como já dito, ela garante diversas facilidades ao proprietário, e o respalda em diversas situações.

Lucro na revenda

Sem dúvidas, o objetivo de quem investe é lucrar. E uma das formas de obter esse resultado através dos imóveis é vendendo-os em seus momentos de valorização.
Um jargão conhecido deste mercado é o “comprar na baixa e vender na alta”. Ou seja, comprar por um bom preço para vender obtendo o máximo de lucro possível.

Vale ressaltar que para a obtenção deste lucro é fundamental compreender todos os custos envolvidos na compra e na venda do imóvel, além dos gastos com manutenção.

Dicas para o sucesso

Veja algumas dicas do que fazer para obter os melhores resultados ao investir em imóveis.

Compreender a região e o seu momento

Como em qualquer investimento, compreende-lo é fundamental. No entanto, no investimento em imóveis é preciso entender também a região na qual se pretende investir.
Por isso, é importante conhecer os índices de segurança e desenvolvimento do local. A qualidade de vida que os locais oferecem, questões como infraestrutura, arborização e comércio, por exemplo. Um bom sinal é o número de construções no local, enquanto um número muito alto de imóveis disponíveis representa o contrário.

Atenção com os documentos

Como já dito, o investimento em imóveis é conceituado pela segurança que oferece. Toda essa segurança é proveniente, também, de aparatos legais. Por isso, é fundamental estar atento à essas questões.

Podem existir casos onde alguém tente vender um imóvel que, por algum motivo, não pode ser vendido, por exemplo. Nesse caso, o negócio pode acabar sendo impedido pela lei, causando prejuízo ao investidor.

Desse modo, é importante analisar as documentações dos imóveis, inclusive visitando um Cartório de Registro de Imóveis.

Vale ressaltar a importância das imobiliárias neste caso, que trabalham dentro do que é previsto pela lei e ajudam a garantir um bom negócio para quem vende e para quem compra.

Avalie a localização

O fator preponderante para um investimento em imóvel ser um negócio de sucesso é sua localização. Ela está diretamente ligada às possibilidades de valorização e de geração de demanda pelo imóvel.

Por isso, analisar com cuidado e inteligência a localização do imóvel pode ser a chave para negócios lucrativos.

Kasacor Imóveis

Para conhecer imóveis nos melhores bairros de São Paulo, você pode contar com a Kasacor Imóveis.
Com opções diversas de apartamentos e casas em bairros como Higienópolis, Santa Cecília, Pacaembu, Perdizes e Jardins, nosso portfólio tem excelentes opções para quem deseja investir em imóveis na capital paulista.

Continue no nosso blog! Confira 12 dicas para você não se complicar na hora de comprar um apartamento.