Roteiro Higienópolis: Museu do Futebol

Museu do futebol
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 17 de abril de 2018 | Tempo de leitura: 2 minutos

O futebol é a paixão nacional. Isso ninguém discute. Talvez seja por isso que o museu que conta a história desse esporte seja um dos mais visitados do Brasil. E ele está em Higienópolis.
A Kasacor Imóveis apresenta a partir de agora o Roteiro Higienópolis, e começa com o Museu do Futebol.
Ele fica no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e ocupa uma área de quase 7 mil m² no avesso das arquibancadas.
O espaço foi inaugurado em setembro de 2008. Dessa forma sua exposição principal é distribuída em 15 salas temáticas e relembra a chegada do futebol ao Brasil, sempre narrando os fatos de forma lúdica e interativa
Além disso, o museu também recebe exposições temporárias e itinerantes, debates, conversas e uma extensa programação cultural que percorre todo o ano, o que torna o espaço uma atividade própria para toda a família.
Para completar, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro foi inaugurado em 2013 e se tornou a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Acessibilidade no Museu do Futebol

O Museu do Futebol é totalmente acessível. Dessa forma sua estrutura facilita a visita de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados. Tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas), quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc).

Visitas exclusivas e eventos

O Museu do Futebol também é palco de vários eventos relacionados ao esporte. Assim esses eventos também colabora para a sustentabilidade financeira da instituição.
Parte do evento pode ter como roteiro a visita exclusiva à exposição. Essas visitas acontecem sempre quando o museu está fechado para o público e proporciona uma experiência diferenciada aos visitantes do evento. Portanto elas podem ser agendadas para terça a sexta-feira, a partir das 17h.

Misto de tecnologia e lembranças aumenta emoção no passeio

As visitas ao Museu do Futebol levam o público a percorrer toda a história do futebol. Desde quando ainda era um esporte para a elite inglesa, passando pela chegada ao povo brasileiro até ganhar os traços conhecidos atualmente.
Tudo isso tem como pano de fundo o Estádio do Pacaembu e o gramado da Copa de 1950.
Para deixar o roteiro ainda mais atraente, a tecnologia é parte fundamental do passeio.

Todavia interatividade é a palavra-chave e deixa os visitantes imergirem em toda a história, momentos importantes da história do futebol. Assim durante todo o roteiro, experiências visuais e sonoras permitem a relação da vida do brasileiro com o esporte. Isso por meio de projeções em grandes telas presas ao teto, cabines de áudio com narrações dos gols. E também monitores de TV que exibem jogadas imortais e telões que mostram o coro e as coreografias das torcidas.