Quando mudar de casa? 6 motivos que podem ser um sinal de que está na hora

  • Blog
  • Serviços
  • Quando mudar de casa? 6 motivos que podem ser um sinal de que está na hora
mudar de casa
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 6 de novembro de 2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Sem dúvida, muitas vezes nos estabelecemos em uma casa ou apartamento e fazemos deste imóvel o nosso lar. Contudo, com o passar do tempo, é normal que algumas necessidades se alterem. Desse modo, começam a surgir dúvidas e até mesmo o interesse de mudança. Mas, afinal, quando mudar de casa?

É sobre isso que falaremos no texto de hoje!

Normalmente, alguns motivos são grandes o suficiente para resultar em uma mudança. Por isso, hoje vamos apresentar 6 deles, que você já pode ter passado ou estar passando.

Boa leitura!

1. Mudanças na estrutura familiar

Provavelmente, um dos principais motivos para mudar de casa. Aliás, dentro dele existem diversas possibilidades.

Uma delas, por exemplo, pode ser a chegada dos filhos. Isso porque, a partir disso, mais espaço é demandado. Mais quartos, mais espaço na sala e uma área de lazer no condomínio passam a ser objeto de desejo.

Por outro lado, existem também os casos onde os filhos estão saindo de casa. Em muitos casos eles estão indo fazer faculdade ou indo trabalhar em outro local. Nesses casos, normalmente a opção é por um lugar menor, mais prático.

Além das crianças, muitas famílias adotam pets como parte da família. E para proporcionar mais conforto aos bichinhos, uma mudança também pode ser considerada.

Por fim, há quem pense em receber visitas e, por isso, opta por uma casa ou apartamento maior. Sendo assim, família e amigos são recebidos com mais conforto.

Ou seja, a partir das alterações na estrutura familiar, os moradores da casa podem sentir o desejo de se mudar, buscando adequar-se ao momento, já pensando no futuro.

2. Interesse por novos ares

É comum que, ao longo do tempo, a localização que parecia perfeita a princípio, perca o encanto. Isso pode acontecer por uma série de razões que, no fim das contas, acabam motivando uma mudança. São eles:

  • Mudança de emprego ou transferência para outra localidade;
  • Crescimento do bairro maior do que o esperado;
  • Aumento no índice de criminalidade;
  • Desvalorização da região;
  • Perda das sensações de privacidade e de segurança;
  • Distância da escola dos filhos;
  • Distância da família.

Certamente, quando o assunto é adquirir um imóvel, a localização faz toda a diferença. Então, se você se sente dentro de alguma das situações acima, talvez seja a hora de mudar de casa.

3. Preocupação com a segurança

Uma questão certamente fundamental, a segurança é fator determinante para motivar mudanças.

Como sabemos, a criminalidade é um problema ao qual a sociedade, infelizmente, está exposta. Por isso, a decisão de se mudar a partir de fatos recentes, por exemplo, não é nada incomum.

Desse modo, quando a família já não tem mais a sensação de segurança suficiente para continuar onde está, talvez seja a hora de buscar novos bairros.

Neste momento, o ideal é pesquisar casas e apartamentos em locais com melhores índices de segurança.

Mas, uma pergunta pode vir à tona nesse momento: e se toda a família estiver bem-adaptada, tiver obrigações como trabalho e escola pela região, amigos e família?

Bom, neste caso a ideia pode ser trocar a casa por um apartamento. Buscar um condomínio com uma boa estrutura de segurança, com câmeras, cerca elétrica e tudo mais.

mudar de casa

4. Infraestrutura obsoleta ou desgastada

A gente sabe, nada dura pra sempre. E casas e apartamentos não estão de fora dessa regra.

Ao longo do tempo é normal que o imóvel vá se deteriorando, apresentando alguns problemas. Infiltrações, fiação elétrica e rede hidráulica, por exemplo, são os mais comuns. Além disso, eles também exigem manutenções de forma mais constante.

Desse modo, o conforto da família é prejudicado e a valorização do seu patrimônio é prejudicada. Então, as opções passam a ser uma reforma geral ou mudar de casa.

5. Falta de privacidade

Este é um dos tópicos abordados no item 2, mas que merece ser abordado de forma independente.

Com a crescente verticalização das cidades, é comum que as casas entrem em extinção. Assim, dá-se origem aos prédios.

Normalmente, para as pessoas que vivem em casas, eles chegam como “paredões”, bloqueando a vista e mudando completamente o aspecto da parte externa da casa.

Além disso, é provável que os novos vizinhos atirem olhares curiosos à sua casa, causando uma sensação ruim de que a família está sendo observada.

Desse modo, as saídas são buscar um bairro onde não exista essa tendência de verticalização. Ou então, a família pode pensar em buscar um apartamento.

6. Chega de aluguel

A organização financeira de muitas pessoas é pensada com o aluguel. Mas em muitos momentos, a ideia é se livrar dele.

Para quem ainda não sabe onde construir um lar e está se aventurando pela vida, o aluguel pode até ser uma boa opção.

Porém, para quem já consolidou a carreira, a saída do aluguel tem apenas duas alternativas: comprar a casa atual ou então se mudar.

Nada melhor do que mudar de casa sabendo que, seu novo lar é, de fato, seu.

A busca por imóveis

Se você se enquadrou em algum dos motivos acima, talvez esteja na hora de mudar de casa. Para isso, você certamente vai pesquisar bastante e procurar pela melhor opção para toda a família.

Alguns bairros de São Paulo podem ser bons destinos, conheça alguns deles agora!

Higienópolis

Um dos bairros mais cobiçados da capital paulista, Higienópolis está localizado em uma das regiões mais altas de São Paulo, o chamado Espigão da Paulista. Desde o século XX, os moradores do local fizeram da vizinhança uma área principalmente residencial. Na época, o bairro contava com mansões antigas e prédios modernistas. Alguns dos principais arquitetos dessas construções são Franz Heep e Rino Levi, por exemplo.

Atualmente, com muitos prédios novos e modernos e uma constante evolução arquitetônica e urbana, o bairro vem se tornando, cada vez mais, uma ótima opção para alugar ou comprar um imóvel.

O investimento no local tem diversos benefícios, e um deles é o fato de que Higienópolis oferece apartamentos dos mais variados tamanhos e estilos. Sendo atrativo, então, para as mais diversas buscas.

Além disso, a região possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano de São Paulo.

Pacaembu

Um bairro conhecidíssimo de São Paulo, e que conta com características únicas e especiais.

Diferente de boa parte dos bairros da capital, que são verticalizados, a maior parte das residências do bairro é de casas. Ou seja, Pacaembu é o bairro ideal para quem quer fazer um investimento imóveis específico em casas.

Sua origem vem de um projeto, que, inclusive, foi barrado pela Câmara Municipal a princípio. A ideia era construir um bairro de grandes terrenos, com áreas ajardinada. E isso se manteve. Essa personalidade atraiu ricos comerciantes, industriais e barões de café. Eles foram responsáveis pelas mansões da região.

Até hoje, Pacaembu é o lar das classes média-alta e alta. Portanto, os investidores têm um respaldo ao negociar com quem se interessa por imóveis na região, principalmente se o negócio se trata de um aluguel.

Os moradores do Pacaembu possuem grupos que defendem os interesses e a preservação do bairro. São a Associação Viva Pacaembu por São Paulo e a Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis. Elas já lutaram contra mudanças na resolução do tombamento histórico do bairro e a verticalização da região, além de outras situações que mudariam a rotina do Pacaembu. Um sinal claro de que os habitantes do bairro se preocupam com a preservação e a estrutura do local.

A Kasacor Imóveis

Precisa de ajuda para encontrar seu novo imóvel? A Kasacor Imóveis pode te ajudar!
Continue no nosso blog e conheça o que Higienópolis tem de melhor!