Exposição em São Paulo traz mais arte para a cidade

Kasacor Imóveis - exposição de artes sp
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 30 de novembro de 2021 | Tempo de leitura: 2 minutos

A exposição em São Paulo acontece em uma espetacular casa-museu no bairro de Higienópolis. O Instituto Artium (entidade cultural sem fins lucrativos) ao lado da Praça Buenos Aires, é um palacete centenário construído em 1921, no estilo eclético Luís XVI. Por anos o lugar serviu de residência para o primeiro cônsul da Suécia e hoje abriga um importante polo cultural da cidade de São Paulo.

Criadas singularmente para a arquitetura do Instituto Artium, as quatro obras inéditas do artista Felice Varini provocam incertezas sobre a realidade e a ficção do espaço arquitetônico, fazendo com que o público seja ator da própria experiência.

Zig Zag De Quatorze Triangles, Doubles Cercles Concentriques, Sept Arcs De Cercles e Douze Petits Disques Dans Le Grand – são os nome das obras que ocuparão fisicamente a fachada exterior e três salas expositivas do Instituto.

À medida que o espectador se move, a forma bidimensional se desfaz, estende-se para estourar em dezenas de “pedaços de tinta” que se atomizam no espaço tridimensional e cobrem as paredes, o teto, o corrimão da escada, entre outros espaços. O olhar sobre o ambiente é transformado e o observador então redescobre a arquitetura do lugar devido a essa nova informação pictórica.

As obras misturam cenografia, pintura e fotografia e despertam infinitas possibilidades para o público observar uma cidade, um prédio ou um espaço cultural de outras formas. Conhecemos assim o espetacular trabalho de Felice Varini, artista suíço radicado em Paris, em exposição pela primeira vez no Brasil ocupando os espaços do Instituto Artium. Com curadoria do francês Franck Marlot, a intervenção artística ocupa o espaço a partir do dia 11 de novembro, com entrada gratuita.

Período: de 11/11/21 à 25/01/22

Abre de terça à domingo das 09:00h às 18:00h

Endereço: Rua Piauí, 874 – Higienópolis / São Paulo

Entrada gratuita

Agendamento pelo site