Como investir em imóveis com mais segurança e solidez

como investir em imóveis
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 3 de setembro de 2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Aumentar o patrimônio é um desejo basicamente unânime. Viver com tranquilidade, aproveitando o que a vida tem de melhor é, muitas vezes, o objetivo de vida de muitas pessoas. E para isso, o investimento em imóveis pode ser uma bela alternativa. No entanto, sem saber como investir em imóveis, esse objetivo pode acabar sendo um tanto difícil de ser atingido.

Atualmente, muitas pessoas têm investido em ações na bolsa e buscado métodos mais “agressivos” para multiplicar o dinheiro. Contudo, o investimento em imóveis é considerado mais seguro e oferece boa liquidez.

Veja hoje como investir em imóveis, os benefícios deste tipo de investimento e de que formas você pode obter lucratividade com ele!

O cenário do mercado imobiliário

Investir em imóveis hoje é, sem dúvidas, um bom negócio. Isso porque a crise econômica que atingiu o Brasil entre 2014 e 2018 afetou os preços dos imóveis. Eles recuaram por volta de 20%, incentivando a compra.

Além disso, outros investimentos acabaram perdendo força, como a renda fixa. Seus juros básicos caíram de 14,15% para 5,5% em três anos. O ganho mensal de 1% proporcionado por ela passou a ser inferior a 0,5%.

Desse modo, a compra de imóveis para locação voltou a ser um dos principais investimentos.

Os benefícios do investimento em imóveis

Maior segurança

O mercado imobiliário está sempre em atividade. Isso porque sempre tem alguém querendo ou precisando se mudar. Na verdade, qualquer pessoa precisa de um lugar para morar. Desse modo, a demanda por imóveis sempre se mantém. Sendo assim, a única ação do investidor será negociar com os interessados as condições que lhe forem atraentes.

Vale ressaltar que o investimento em imóveis está protegido da quebra de bancos e não pode ser congelado pelo governo, como a poupança.

Valorização dos imóveis

Uma das principais tendências do mercado imobiliário é de que, com o passar do tempo, os imóveis se valorizem. Sem dúvidas, essa valorização depende de alguns fatores, como a localização do imóvel em questão, por exemplo. Por isso, saber como investir em imóveis envolve questões que vão além do apartamento ou casa. É preciso compreender o bairro, a cidade, as tendências da região e muito mais.

Geração de renda passiva

O aluguel de imóveis pode gerar o que muitas pessoas desejam: a renda passiva. Ou seja, um dinheiro conquistado sem a necessidade do trabalho.
E para que o dinheiro do aluguel de fato caia na conta do investidor mensalmente, o ideal é contar com a ajuda de imobiliárias. São elas que farão o intermédio entre proprietário e locatário, formalizando o acordo, resolvendo o que for necessário e mediando as mais variadas ocasiões.

Diversificação nos investimentos

É comum ouvirmos dizer “você conhece alguém rico que não tem parte do dinheiro investida em imóveis?”. Mas o que isso significa?
Interpretando essa frase podemos entender que manter apenas um tipo de investimento não é uma boa ideia. Além disso, fica claro que o investimento em imóveis é uma das melhores opções para compor o portfólio.

Proteção para a família

Com o valor dos aluguéis é possível sempre manter uma fonte de renda que, quando possível, pode passar a ser a única, garantindo mais conforto à família. Além disso, um imóvel é uma importante herança, que já faz com que seus descendentes tenha uma fonte de renda e patrimônio para viver bem.

Como investir em imóveis

Veja alguns pontos fundamentais para investir com sucesso em imóveis.

como investir em imóveis

Os tipos de rentabilidade

Aluguel por temporada

Sua proposta é ocupar o imóvel por um período de tempo pré-determinado. Atualmente, aplicativos como AirBnB ajudam os proprietários a alugar seus imóveis nessa modalidade. Dependendo do tipo do imóvel e suas características, é possível manter uma frequência alta de locação e rendimentos iguais ou até superiores ao aluguel tradicional.

Aluguel tradicional

O modelo que já conhecemos há muito tempo, onde um inquilino assina um contrato e permanece por bastante tempo morando no imóvel em questão. Normalmente, é o modelo de negócio mais buscado por quem deseja investir em imóveis.

Nele, a presença de uma imobiliária pode garantir diversas facilidades ao proprietário e tranquilidade ao inquilino. Isso porque todos os pontos a serem seguidos estarão mencionados em contrato

Lucro na revenda

Além dos rendimentos mensais ou sazonais que os imóveis podem garantir, sua valorização pode gerar lucros interessantes. Principalmente em momentos como o que vivemos recentemente, onde imóveis tiverem queda no preço, é natural que com o tempo eles se valorizem e que vendê-los se torne uma opção interessante.

Vale lembrar que a conta para entender este lucro deve envolver todos os custos que surgiram ao longo da negociação. Desde a compra do imóvel até os gastos com manutenção.

O que considerar na hora de investir em imóveis

Alguns pontos são os principais indícios de um bom negócio. Aliás, um bom negócio é aquele que demonstra potencial de valorização, tanto para investir no mercado financeiro como investir em imóveis. Desse modo, podemos elencar três pontos como fundamentais, confira quais são eles.

Urbanização

Bairros em processo de melhorias e renovação podem reservar boas oportunidades. Regiões com terrenos disponíveis têm a tendência de se valorizarem, valorizando seus imóveis. Novos comércios podem surgir, escolas, hospitais e outros estabelecimentos, fazendo de lá um lugar cada vez mais interessante e desejado.

Bairros próximos já lotados

Um bairro cercado por outros que já cresceram de forma considerável também deve ser considerado. Isso porque o comércio passe a crescer de forma mais acelerada nesse bairro. Sendo assim, o imóvel se valoriza e o interesse das pessoas de estarem por lá aumenta.

Confiabilidade da construtora 

Entender das obras e conhecer os responsáveis por ela é determinante. Isso porque empreendimentos construídos por construtoras que entregam os imóveis no prazo, com qualidade, sem a necessidade de manutenções constantes geram mais segurança. Desse modo, você pode comprar o imóvel com mais tranquilidade e seus futuros inquilinos também poderão ter essa sensação.

Gostou de saber mais sobre como investir em imóveis e entender mais sobre este universo? Então continue no nosso blog e veja agora mesmo as dicas de Como comprar um apartamento! Nos vemos novamente em breve!