Pacaembu: de “terras alagadas” a um bairro valorizado

  • Blog
  • Pacaembu
  • Pacaembu: de “terras alagadas” a um bairro valorizado
Pacaembu
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 31 de julho de 2018 | Tempo de leitura: 3 minutos

A casa de um dos estádios mais emblemáticos do país tem muitas outras peculiaridades

Foi às margens do rio Paã-nga-he-nb-bu que várias tribos indígenas faziam seu descanso. A região sofria vários alagamentos e recebeu o nome de “terras alagadas”, em tupi-guarani: Pacaembu. De um ponto de passagem, hoje se tornou um dos bairros mais valorizados da capital paulista.

Há também quem diga que o nome é explicado por “rio dos pacamãos” ou “córrego das pacas”. Sob liderança dos jesuítas, no século 17, assim apareceram os primeiros “homens brancos” na região.

Por isso na época, os jesuítas subdividiram os terrenos da sesmaria em Pacaembu de Cima (hoje Higienópolis), Pacaembu do Meio (o próprio Pacaembu) e Pacaembu de Baixo (hoje Perdizes).

No entanto essa “visita” não foi sinônimo de urbanização, que só aconteceu no século 20, por volta de 1911. Foi quando a City Of São Paulo & Freehold Limited comprou o “lote” da região e o transformou em um dos “bairros-jardins” de São Paulo. Então o bairro foi oficialmente fundado em 1925.

O primeiro passo para chegar a esse patamar foi a canalização do grande ribeirão do Pacaembu. Essa obra originou a atual Avenida Pacaembu. Assim o próximo desafio para o bairro foi a ideia de ter um complexo esportivo para São Paulo. Foi então que nasceu o estádio municipal do Pacaembu. O terreno foi doado pela Companhia City ao Governo do Estado na década de 1920. Posteriormente, foi passado à Prefeitura. Na década de 1930, começaram as obras.

Bairro horizontal

Diferente de boa parte de São Paulo, verticalizada, a maior parte das residências do bairro é de casas. Entretanto a região é bastante horizontalizada e isso leva a uma baixa densidade populacional.

Desde seu projeto, que, inclusive, foi barrado pela Câmara Municipal de início, a ideia era de um bairro de grandes terrenos, com áreas ajardinada. E isso se manteve. Essa personalidade atraiu ricos comerciantes, industriais e barões de café. Eles foram responsáveis pelas mansões da região.

Até hoje, é o lar das classes média-alta e alta. Os moradores do Pacaembu possuem grupos que defendem os interesses e a preservação do bairro. São a Associação Viva Pacaembu por São Paulo e a Associação dos Moradores e Amigos do Pacaembu, Perdizes e Higienópolis. Elas já lutaram contra mudanças na resolução do tombamento histórico do bairro e a verticalização da região, além de outras situações que mudariam a rotina do Pacaembu.

Atrativos

Hoje o Pacaembu é um dos bairros mais importantes e charmosos da capital paulista. É um dos mais nobres também, e apresenta diversas opções de cultura e lazer. São vários os centros culturais, como a Casa Modernista da Rua Itápolis, o Museu de Arte Brasileira, a Casa Guilherme de Almeida, a Casa Buarque de Holanda e o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

O bairro é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Isso o preserva com imensa arborização e grande área ajardinada nas rua e praças, além de os prédios não sofrerem modificações em suas estruturas e visuais.

Uma curiosidade sobre o bairro é que foi ali que foi criado o famosos brigadeiro, a sobremesa mais brasileira e, talvez, uma das mais amadas que se conhece.

Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu

A CIA City doou um terreno de cerca de 75 mil metros quadrados para a construção do Pacaembu, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.

Projetada pela Companhia Severo e Villares, a obra foi concluída em 1938 e inaugurada em abril de 1940. Era o maior estádio da América Latina, mas parte do terreno do complexo esportivo foi vendido para dar lugar a residências.

Assim no dia da inauguração do estádio, mais de 50 mil pessoas presenciaram o evento. Para a cerimônia, compareceram delegações de Argentina, Uruguai, Peru e 15 mil atletas brasileiros. No dia seguinte, o campo recebeu seu primeiro jogo: uma partida de futebol entre o Palestra Itália (Palmeiras) e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2. Completando a rodada dupla, o Corinthians iniciava sua trajetória no novo estádio vencendo o Atlético Mineiro por 4 a 2.

A primeira taça erguida no estádio foi a Taça Cidade de São Paulo, conquistada pelo Palestra Itália, contra o Corinthians, após uma vitória por 2 a 1.

Em 1954, a Grande Praça, localizada em frente ao Estádio, passou a ser chamada de Charles Miller. A homenagem é ao patrono do futebol brasileiro.

Veja as oportunidades de imóveis no Pacaembu. Fale com a Kasacor Imóveis.