Entre ladeiras, ciclovias e muito charme está Perdizes

  • Blog
  • Perdizes
  • Entre ladeiras, ciclovias e muito charme está Perdizes
Perdizes
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 31 de julho de 2018 | Tempo de leitura: 2 minutos

O bairro ostenta qualidade de vida e várias opções de lazer

O bairro de Perdizes é um dos mais nobres de São Paulo. É na região que está o bucólico Parque da Água Branca, a famosa Feira de Orgânicos e o Allianz Park – estádio do Palmeiras e uma das arenas multiuso mais modernas do mundo.

Perdizes não é um bairro antigo como muitos outros da região. Ele nasceu na metade do século 19, com a mudança de um casal para a região do Pacaembu.

No quintal de Joaquim Alves Fidelis e Maria de Santa Rixa apareceram muitos perdizes, um pássaro bastante barulhento. Foi então que começaram a dizer que aquele era o “quintal dos perdizes”. Dessa forma o nome se consolidou, inclusive quando a região foi oficializada como bairro na Prefeitura, ainda no mesmo século.

Até hoje atrai olhares por suas ruas arborizadas e sua excelente infraestrutura. Por isso, foi escolhido para empreendimentos de altíssimo padrão. Tem um dos maiores índices de qualidade de vida de São Paulo e também do Brasil.

Perdizes é bastante reconhecido por sua área comercial, principalmente entre as ruas Cardoso de Almeida e Turiassu (que agora se chama Palestra Itália, em homenagem ao Palmeiras).

A região ainda conta com uma gama de escolas particulares e universidades – a PUC é referência no bairro e em ensino superior.

Cuidado histórico

O bairro preserva muitos prédios que demonstram sua origem, dos anos 1800. Em estudos para tombamento pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) estão 38 imóveis. Todos foram pedidos dos próprios moradores, que querem a preservação de sobrados e casarões históricos. Assim o Colégio Santa Marcelina e o Colégio Batista Brasileiro estão na mesma listagem.

O pedido do goleiro

Esses casarões imponentes já faziam parte do cenário do bairro nos anos 1940, quando começou o real desenvolvimento da região. Na época, o bonde ligava Perdizes à Praça do Correio e à Barra Funda. Portanto o problema era a infraestrutura no entorno não era das melhores.

O goleiro Oberdan Cattani, um dos melhores do Brasil e ídolo até hoje entre os palmeirenses, havia acabado de se mudar de Sorocaba, no interior, para São Paulo, para defender o Palmeiras, Palestra Itália na época, quando foi campeão inúmeras vezes com o time. Ele utilizava o bonde e chegou a reclamar com o governador do Estado, Adhemar de Barros, sobre o problema da região.

Em uma visita do governador ao lendário goleiro, seu carro atolou no bairro. Então foi quando começaram obras de melhorias, como calçamentos e a canalização de um córrego.

Parque da Água Branca é um dos pontos de Perdizes

O Parque da Água Branca é uma das áreas mais bucólicas de São Paulo. Extremamente arborizado, o local ainda abriga diversas espécies de aves, incluindo galinhas, patos e até pavões.

São 136 mil metros quadrados para ter o contato com a natureza e viver momentos de tranquilidade em meio ao canto dos pássaros. A área é perfeita para caminhadas, meditação, piqueniques e passeios com a família e amigos.

Várias festas e eventos acontecem no local. Em alguns dias tem o baile dos idosos, normalmente pode-se fazer um tour de trenzinho, ver apresentações no Espaço Cultural Tattersal e muito mais.

Veja opções de imóveis na região. Fale com a Kasacor Imóveis.