Consolação: cultura e aconchego no coração de São Paulo

  • Blog
  • História
  • Consolação: cultura e aconchego no coração de São Paulo
Consolação
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 31 de julho de 2018 | Tempo de leitura: 2 minutos

Com cara de bairro e grudado no Centro, viver na Consolação é um misto de experiências

A Consolação é um bairro plural. Tem um comércio variado, respira arte, oferece inúmeras opções de cultura e lazer, tem cara de bairro tranquilo e está ao lado do Centro de São Paulo. Portanto viver na região é um misto de experiências.

O padrão de vida no bairro é um capítulo à parte. O índice de desenvolvimento humano (IDH) beira o 0,950 (em uma escala que vai até 1). É maior que o país mais desenvolvido do mundo, a Noruega, que no último índice chegou a 0,949.

Um dos pontos de maior atenção do bairro é a emblemática Rua Augusta. É um ponto conhecido em todo o país e quase um ponto turístico para quem gosta da vida noturna. Por isso lá, bares e lanchonetes reúnem diferentes públicos.

Outra via de extrema importância é a Avenida Angélica, com comércio mais elitizado e todos os tipos de serviços, de hotéis a hospitais, escolas a bancos e pontos de lazer. Dessa forma a Avenida Paulista, se tornou parada obrigatória para quem quer conhecer São Paulo, certamente passará pelo bairro.

A região está a cerca de 2 quilômetros da Praça da Sé, marco central da capital paulista. As estações de metrô da República, Anhangabaú e Santa Cecília levam ao bairro.

Rua da Consolação

A Rua da Consolação, que deu início ao bairro. Ela é a antiga estrada entre o bairro de Pinheiros e a cidade Sorocaba. Então foi no entorno dela que nasceu o bairro.

O primeiro nome da importante avenida foi Rua do Piques, em homenagem a Antônio Ferreira Piques, um comerciante popular nos primórdios da região. Logo após, ainda se chamou Anhangavahi de Cima.

Hoje é enorme e congestionada. Também é o endereço da Biblioteca Mário de Andrade, com um acervo de mais de 450 mil títulos e uma coleção com mais de oito mil livros raros.

Origem da Consolação

O nome do bairro veio da Igreja Nossa Senhora da Consolação, que já era uma grande paróquia em 1871. Na época, ainda não se via as grandes mansões conhecidas no bairro. Havia apenas casas modestas, mas que deram lugar aos casarões dos barões de café, dando novo status à região.

Já no século seguinte, as imponentes residências foram sendo substituídas por prédios e estabelecimentos comerciais. Hoje é a cara da Consolação.

Veja opções de imóveis no bairro. Fale com a Kasacor Imóveis.