13 perguntas essenciais para fazer na mudança de apartamento

mudança de apartamento
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 17 de abril de 2020 | Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar uma mudança não é qualquer coisa. Isso porque ela exige muito planejamento e o estudo das melhores possibilidades. A partir disso, muitas dúvidas podem surgir, e o ideal é que todas sejam sanadas.
Por isso, é fundamental trabalhar com uma imobiliária e um corretor de confiança, que estejam dispostos a esclarecer qualquer questão que possa surgir.
Com a ajuda do corretor, o processo de mudança fica mais fácil. É ele o seu guia nessa jornada, que apresentará as melhores oportunidades baseado nos seus objetivos.
Portanto, é interessante manter uma boa comunicação e relação com o seu corretor ao planejar sua mudança de apartamento.

Então, buscando facilitar as suas tarefas, separamos 13 perguntas essenciais para se fazer ao corretor durante a busca por um novo imóvel.

1. Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Confirme quais são as formas de pagamento disponíveis para o imóvel desejado. Se à vista ou até mesmo dação (quando você utiliza o seu imóvel anterior como parte do pagamento). Este é um ponto importante para você avaliar as possibilidades e descartar as opções que não condizem com a forma que você deseja fechar negócio.

2. Existe a possibilidade de negociar o valor do imóvel?

Ao negociar a forma de pagamento você também pode negociar valores e outras condições. Para os casos onde o pagamento será realizado à vista, pode ser interessante avaliar as possibilidades de um desconto.

3. A infraestrutura está de acordo com o que eu preciso?

Apenas depois de definir todas as suas necessidades e prioridades você vai em busca da mudança de apartamento ou de casa. A partir disso, é preciso avaliar se o imóvel em si e o bairro onde ele se localiza cumprem os seus pré-requisitos. Alguns fatores como localização, acesso a outros bairros, escolas e áreas de lazer podem ser determinantes. Bem como segurança e infraestrutura do prédio ou condomínio onde fica o imóvel.

4. Este é o lugar ideal para a minha família?

Demonstre para o corretor as características da sua família. O que vocês fazem juntos, o que cada pessoa gosta de fazer e hábitos, por exemplo.
Desse modo, ele terá maior noção na hora de escolher quais opções de imóveis te apresentar.
Além disso, muitas famílias contam com pessoas que possuem necessidades especiais. Portanto, é fundamental saber se, não só o imóvel, mas também os arredores, serão um lugar aconchegante.

mudança de apartamento

5. Como são as pessoas da vizinhança?

Uma das maiores inseguranças durante uma mudança de apartamento ou de casa é a adaptação. Mas como parte fundamental neste processo está a vizinhança, que pode ser mais ou menos inclusiva.
Pergunte ao seu corretor qual o perfil dos moradores do bairro para o qual você está se mudando e principalmente das pessoas que já moram nos condomínios que você está avaliando.

6. A região conta com serviço público de qualidade?

Alguns pontos como a iluminação da rua, transporte público, segurança, pavimentação, coleta seletiva de lixo, arborização e urbanismo são fundamentais para um dia a dia tranquilo e agradável. Portanto, confirme com o seu corretor como estão estes aspectos na região para a qual você deseja realizar a mudança de apartamento ou casa.

7. Como é o acesso às áreas de lazer?

Esclareça se o bairro ou condomínio contam com espaços destinados ao lazer. Além disso, pergunte sobre clubes, opções culturais, opções para as crianças, caso tenha filhos. Leve em conta as suas prioridades e possibilidades, deixando claro suas intenções, objetivos e preferências.

8. Quanto pagarei de condomínio?

Para a mudança de apartamento é fundamental entender quais os custos do novo imóvel. Não pelo valor que será cobrado, mas para compreender se ele está realmente sendo investido na infraestrutura do prédio e condomínio, na segurança do local e melhorias contínuas em geral.

9. Quais os custos além do condomínio?

Além do valor do condomínio, também é preciso compreender o valor do IPTU por exemplo. Também é importante perguntar ao seu corretor a frequência aproximada de obras e serviços extras pelos quais o condomínio passam. Muitas delas são cobradas à parte das taxas convencionais, e ninguém gosta deste tipo de surpresa.

10. Quais as chances do imóvel valorizar?

Para quem tem o interesse de negociar o imóvel futuramente ou transforma-lo em um investimento esta é uma pergunta fundamental.
Isso porque o corretor poderá lhe informar sobre o ritmo de crescimento do bairro, como ele vem evoluindo, quanto o condomínio também passa por melhorias e etc.

11. Como funcionam as reformas?

Muitas pessoas se encantam com alguns imóveis, mas desejam deixa-los ainda mais apropriados para o seu gosto. Por isso, certifique-se com o seu corretor se reformas poderão ser realizadas após a mudança.
Além disso, verifique também a necessidade de uma reforma para o imóvel. Confirme se ele está apto para receber os novos moradores ou se precisa ser preparador para isso.

12. A região possui muito trânsito?

Como sabemos, a localização de um imóvel é fundamental para promover aos moradores um acesso mais tranquilo a estabelecimentos de qualidade. No entanto, ela também pode ser determinante no fator trânsito. Então busque entender como ele funciona na região, os horários de maior movimento e os caminhos

13. O bairro possui perfil mais comercial ou residencial?

Entenda se o perfil do bairro para onde você pretende realizar a mudança de apartamento possui mais comércios a sua volta ou se ele possui como principal característica contar com moradias.
Esta é uma dúvida importante pois, o seu estilo de vida e da sua família em geral precisa combinar com as características do bairro.
Para quem busca mais sossego, por exemplo, um bairro residencial seria a melhor alternativa.

A Kasacor Imóveis 

Especializada em negócios de imóveis de alto padrão, a Kasacor Imóveis cobre os principais bairros de São Paulo, como Higienópolis, Santa Cecília, Pacaembu, Perdizes e Jardins.
Com a Kasacor Imóveis os clientes não só têm acesso aos melhores bairros, mas também aos seus principais imóveis, com corretores experientes e conhecedores dos bairros em questão.
Você tem grandes aliados para te ajudar na sua mudança de apartamento. Conte com a Kasacor Imóveis para encontrar o melhor negócio! Acesse o nosso site e entre em contato conosco!