12 dicas para você não se complicar na hora de comprar um apartamento

  • Blog
  • Imobiliária
  • 12 dicas para você não se complicar na hora de comprar um apartamento
comprar um apartamento
Kasacor Imóveis

Por: Kasacor Imóveis

Especialista em Imóveis de Alto Padrão

Publicado em 14 de maio de 2020 | Tempo de leitura: 7 minutos

Nós fazemos compras quase todos os dias. Compramos coisas para a casa, roupas, acessórios e muitas outras coisas, mais ou menos triviais. Porém, também passamos por momentos onde decisões importantes são tomadas, como a de comprar um apartamento.

Economistas e especialistas em saúde financeira dizem que é preciso avaliar bem todos os aspectos das nossas compras. Por isso, a compra de um imóvel deve ser feita com ainda mais cuidado e atenção, para que tudo corra bem.
Pensando nisso, separamos 12 dicas que vão te ajudar a evitar complicações na hora de comprar seu apartamento!

No texto de hoje você vai ver:

1 – Escolha uma imobiliária conceituada

Antes de começar a pesquisar pelo imóvel, faça uma boa pesquisa das imobiliárias.
Algumas imobiliárias trabalham com tipos de imóveis específicos e são especializadas em determinados bairros. Desse modo, é importante trazer para dentro do seu processo essa expertise. Ela pode te ajudar a, desde o início, segmentar as melhores opções baseadas nos seus interesses.

2 – Não economize nas visitas ao comprar um apartamento

Depois de já ter definido os seus objetivos e a melhor imobiliária, é hora de começar a visitar alguns imóveis. É fundamental sanar todas as dúvidas que surgirem. Portanto, aproveite o período das visitas para explorar todo o apartamento. Inclusive, também é interessante fazer visitas a um mesmo imóvel em períodos diferentes. No caso dos apartamentos, é assim que você poderá conhecer pessoas diferentes que trabalham no condomínio, por exemplo.

3 – Leve imagens para avaliar com tranquilidade

Com os celulares, podemos tirar fotos e gravar vídeos com muita facilidade. Portanto, use a tecnologia em seu favor. Também é interessante pedir outras opiniões e, com as fotos e vídeos, é possível mostrar em detalhes os imóveis para outras pessoas.
Além disso, você terá acesso aos arquivos quando quiser, podendo avaliar todos os pontos de seu interesse com tranquilidade, no seu tempo.

4 – Não se atenha somente à disposição dos cômodos

Pensar no apartamento como um todo é uma forma de expandir possibilidades. É claro que o número de cômodos é muito importante, mas dependendo da metragem do apartamento ele também pode ser aproveitado de maneira inteligente. Determine o quanto este fator irá pesar em sua decisão final, mas atente-se para não perder bons negócios em função do número de cômodos.
Vale dizer que alguns apartamentos podem ser reformados, podendo ficar exatamente como você deseja. Avalie esta possibilidade também.

5 – Decida se procura um imóvel novo ou usado

Existem bons negócios em todos os lugares, seja ao comprar um apartamento na planta ou um que já teve moradores. Por isso, defina qual destas é a opção que mais se aproxima do que você busca. Pense nos prós e contras de cada um, compare-os e aplique este filtro ao seu processo. Além de economizar tempo, você eliminará logo de cara opções que não convém e se aproximará do apartamento que realmente deseja.

6 – Estude a construtora

Se o seu plano é comprar um apartamento novo, busque informações sobre a construtora que irá entrega-lo. Seu histórico pode ser determinante para a consideração de uma possibilidade ou para o seu descarte definitivo.
Além disso, se possível, visite outros empreendimentos entregues pela mesma construtora. Dessa forma você terá uma ideia de qual será o resultado final do imóvel que está considerando comprar.

7 – Conheça toda a região

Ao comprar um apartamento, tão fundamental quanto gostar do imóvel é gostar da região. Portanto, aproveite as visitas também para andar pela vizinhança, conhecer lojas e todas as possibilidades do bairro. A partir disso você pode conhecer escolas, faculdades e também compreender a distância do novo lar até o trabalho e outros lugares importantes. Além disso, busque compreender aspectos como a segurança e o urbanismo da área.

comprar um apartamento

8 – Estude as possibilidades de valorização da região

Além de conhecer a região para aproveitar o melhor dela enquanto morar por lá, é fundamental buscar compreender as possibilidades que ela tem de se valorizar, principalmente se a sua motivação para comprar um apartamento é usa-lo como um investimento.
Um sinal de que a área está se valorizando é a sua fertilidade para receber novos estabelecimentos no passado recente. Também é possível se informar para descobrir se existem obras de infraestrutura previstas. Além disso, todo o visual da região é importante, então avalie o aspecto no qual se encontram as casas, prédios e estabelecimentos da vizinhança.

9 – Pense no futuro

Um imóvel que se adéqua hoje ao seu estilo de vida pode não ser mais o ideal daqui um tempo. Então, tenha isso em mente ao longo do processo de comprar um apartamento. O planejamento é a chave do sucesso, por isso, não economize tempo pensando em todas as possibilidades e intenções que você tem, a curto, médio e longo prazo.

10 – Aproveite os corretores

Se aproxime do seu corretor, faça dele seu amigo. Demonstre ser diferente dos demais compradores, fazendo uma lista de tudo o que você procura, por exemplo, com informações sobre o que deseja na região, tamanhos e outras exigências. Trazendo ele para o seu propósito, você pode contar com um profissional se dedicando ainda mais e te ajudando com mais afinco.

11 – Busque entender os vendedores

Busque uma relação de cordialidade com eles. A partir disso, você tem um contato mais próximo e pode entender porque eles estão negociando o imóvel, além de poder perguntar o que o apartamento tem de melhor.

12 – Pense bem, mas não enrole

A chave para não perder bons negócios é a ação. Se você achou um apartamento do seu gosto, entre em contato com o anunciante e e inicie todo o processo que falamos hoje. Bons imóveis têm alta procura, então, mantenha a calma e a atenção aos detalhes, mas não peque pelo excesso!

Apartamentos em Higienópolis

Agora que você já viu os principais passos para obter sucesso na compra de um apartamento, é hora de conhecer mais sobre o bairro de Higienópolis e os seus imóveis.

Com um dos mais altos IDHs de São Paulo e uma fama nacional, Higienópolis é um dos melhores bairros da capital para viver.

Isso porque, por lá, estão atrativos diversos, que só somam mais benefícios a tudo o que o bairro sempre foi e é.

Uma breve passagem pela história

Um bairro onde residiram e residem classes mais altas, Higienópolis tem esse nome porque, desde a sua fundação, preza pela limpeza e alta qualidade de vida.

Ele era parte da chamada Sesmaria do Pacaembu, junto com o que, hoje, são os bairros Perdizes e Pacaembu.

A Sesmaria era dividida em Pacaembu de Cima, do Meio e de Baixo, e Higienópolis ocupava o que era o “Pacaembu de Cima”.

A verticalização

Na passagem da década de 20 para a de 30 muitas pessoas se mudaram de Campinas para São Paulo, principalmente em função da epidemia de febre amarela.

Neste momento deu-se início à fase de verticalização do bairro, que hoje é uma das suas principais características.

Por lá estão edifícios históricos, tombados, como o Edifício Louveira, Edifício Lousanne e muitos outros.

O que Higienópolis tem de bom hoje?

Sem dúvida, é muito legal conhecer a história dos bairros e valorizá-la. Mas e hoje? O que Higienópolis tem de diferencial?

Na verdade, as respostas são muitas!

Isso porque o bairro é, literalmente completo, com shopping, escolas, faculdades, hospitais, parques, excelente infraestrutura e preservação natural.

Por isso, separamos alguns dos principais atrativos para te mostrar em detalhes. Confira!

Shopping Pátio Higienópolis

Inaugurado em 1999, ele foi concebido com a proposta de compor o bairro em conjunto com seus edifícios, adequando-se ao seu estilo arquitetônico.

Mas, ainda que seu visual remeta a tempos passados, o interior do shopping conta com diversas lojas, 305 no total.

Por lá estão o Cinenemark Higienópolis, o Teatro Folha e lojas como a Lacoste, Farm, Montblanc e muitas outras.

Parque Buenos Aires

Com 22,2 mil metros quadrados de extensão, o parque é uma ótima alternativa natural em São Paulo, localizado, também, em Higienópolis.

Sua inauguração aconteceu em 20 de setembro de 1913, como uma praça. Mas em 2 de dezembro de 1988 ele foi reinaugurado, como um parque.

Tombado em 1992, ele conta atividades gratuitas, como Lian Gong, Tai Ji Qi Gong, Rádio Taissô e Tai Chi Chuan.

Por lá também está a Praça das Mães, onde ocorrem apresentações culturais, além de playground, espelhos d’agua, aparelhos de ginástica e muito mais.

Educação

Higienópolis conta com boas opções na área da educação, independente da idade.

Por lá estão escolas super conceituadas, como o Colégio Higienópolis, o Colégio Rio Branco e o Colégio Sion.

Mas, além dessas instituições, Higienópolis também possui faculdades conceituadas.

O Instituto Mackenzie, por exemplo, que também oferece ensino básico, é um dos principais do país, e conta com uma variedade imensa de cursos de ensino superior e pós-graduação.

A FAAP, outra faculdade do bairro, também tem grande prestígio a nível nacional e é reconhecida por seu forte apelo cultural.

Conheça mais sobre dois imóveis de Higienópolis!

Cada coisinha no seu lugar – KA7418

Com 3 dormitórios, sendo 1 suíte, e uma vaga de garagem, este apartamento é um charme! Com uma localização excelente, ele fica perto de mercados, farmácia, academia e muito mais.

Veja mais sobre ele clicando aqui!

Um terraço lindo e a poucos metros do shopping – KA8324

São 165 m² de área útil e 220 m² de área total, divididos em 3 dormitórios, sendo 1 suíte. Ele conta com armários na cozinha e dormitórios e, além disso, possui aquecimento a gás e piso de madeira.

Saiba mais sobre este imóvel acessando o nosso site!

Quer ver outros imóveis como estes? Então clique aqui!

A Kasacor Imóveis

Imobiliária especializada nos melhores bairros de São Paulo, a Kasacor Imóveis trabalha com imóveis de alto padrão, perfeitos para quem procura viver bem em São Paulo.
Com opções em Higienópolis, Pacaembu, Perdizes, Santa Cecília e Jardins, estamos a disposição para te ajudar a comprar um apartamento.
Acesse o nosso site e entre em contato conosco para conhecer excelentes imóveis para morar e investir!